segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Prematuros famosos

Recebi pelo Facebook uma interessante lista de famosos prematuros. Não que ser famoso eleve a pessoa a qualquer grau de superioridade, mas em geral nos geral algum tipo de estima por um completo desconhecido...

Filosofias à parte, esta lista pelo menos nos mostra que os prematuros não são novidade (pelo contrário, são cada vez mais comuns) e podem sim ser muito muito bem sucedidos. A marioria deles sobreviveu em tempos quando a neonatologia engatinhava (ou sequer existia), e atingiram posições de destaque em suas atividades. Vamos conhecê-los:

Albert Einstein
Einstein nasceu prematuro, na Alemanha, no ano de 1879. Foi físico e matemático e até hoje é conhecido pela sua genialidade. Alemão radicado nos Estados Unidos, Einstein ganhou o Prêmio Nobel da Física pela correta explicação do efeito fotoelétrico. Devido à formulação da teoria da relatividade, tornou-se famoso mundialmente e até hoje é um dos mais respeitados físicos do mundo, cujas teorias são praticamente incontestáveis. Seu rosto está entre os mais conhecidos da humanidade.

Franklin Delano Roosevelt
Nasceu prematuro em 1882. Depois de cultivar uma vida dedicada à política, Roosevelt foi eleito para quatro mandatos como presidente dos Estados Unidos e ocupa um dos lugares mais importantes na História Americana Moderna.

Pablo Picasso
Espanhol nascido prematuro em 1881, em Málaga, é considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também gravuras, esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Picasso é também conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo. Um dos artistas mais respeitados do seu tempo.

Anna Pavlova
Bailarina, nasceu em 1885 e viveu 46 anos. Passou os primeiros meses de vida envolta em algodão hidrófilo por conta da sua condição de prematuridade e das práticas adotadas na época. No entanto tornou-se a mais famosa bailarina do mundo.

Isaac Newton
Nascido em janeiro de 1643, foi astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo, porém ficou mais conhecido como físico e matemático. É considerado o cientista que mais causou impacto na história da ciência, especialmente pela descoberta da lei da gravidade universal e das leis do movimento conhecida como as leis de Newton.

Charles Darwin
Naturalista britânico ficou famoso ao formular a teoria da evolução baseada em seus estudos no arquipélago de Galápagos. Sua principal publicação, A origem das espécies, publicada em 1859, é até hoje uma referência no meio acadêmico.

Victor Hugo
Escritor, poeta e pensador francês, nasceu em 1802 em Besançon. Publicou seu primeiro livro de poemas Odes em 1822. Sua principal obra Os Miseráveis retrata claramente sua filosofia política de cooperação e de não luta entre as classes sociais.

Stevie Wonder
Compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais, este norte-americano nasceu de parto prematuro em 1950. Deficiente visual recebeu o Oscar de melhor canção com I Just Called To Say I Love You da trilha de A Dama de Vermelho, é consagrado como um dos grandes artistas pop dos Estados Unidos.


Fonte: http://www.kerri.thomas.btinternet.co.uk/famous.htm (através do http://www.prematuro.com.br/famosos.html).

Infelizmente, esta lista só conta com prematuros famosos estrangeiros. E os Brazucas? Você conhece algum prematuro famoso brasileiro?

Comente, divulgue, apóie.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cesar Cielo.
    Vencedor da primeira medalha de ouro olímpica em natação para o Brasil em Pequim em 2008.
    Nasceu de sete meses em 1987.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Galdino, muito obrigado. Finalmente, alguém lê os artigos até o final!

    Conhece mais algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus!
      Fernando, Leonardo e Rafael...
      Nasceram com 7 meses de gestação!
      Foram gerados in vitro e são umas ferinhas hoje!
      Suas fotos hoje com 10 meses estão aqui:
      http://santafotosp.blogspot.com/
      Parabéns pelo seu blog.
      Me ajudou bastante quando estava apavorado com aquelas criaturinhas na incubadora!

      Excluir
  4. Parabéns, Galdino. Fico feliz que o blog o tenha ajudado e inspirado.

    Um abraço, mande notícias.

    ResponderExcluir